Todas as vezes que um novo ano se inicia, os empresários do país se programam para enfrentar um novo período repleto de desafios dentro do mercado que se torna cada vez mais competitivo.
Com isso, dar atenção ao uso de ferramentas que foram desenvolvidas com o objetivo de ajudar a saúde financeira do seu negócio pode ser uma das melhores opções, e a antecipação de recebíveis é uma dessas ferramentas.
Há muitos anos os empreendedores de diversos segmentos do mercado operam através da antecipação de recebíveis por conta dos seus benefícios, fazendo com que um determinado valor caia na sua conta imediatamente, mesmo que a operação tenha sido em longo prazo, por exemplo.
Se você quer entender um pouco mais como funcionam essas operações, confira o texto que separamos a seguir:
O que significa antecipação de recebíveis?
Antecipação de recebíveis significa fazer com que a empresa consiga ter acesso ao valor de alguma operação a longo prazo feita de forma imediata em suas contas.
Na prática essa ferramenta permite que um valor que entraria em um futuro próximo possa ser adiantado para ser utilizado no presente.
Em negócios onde as vendas são realizadas a prazo, a antecipação de recebíveis faz com que a empresa consiga utilizar aquele valor de forma imediata, sem necessariamente precisar esperar o vencimento.
Esse valor pode ser destinado pela empresa para ser usado em diferentes segmentos do negócio, como pagar funcionários, comprar mercadorias, ajustar o caixa ou investir em equipamentos.
Como funciona essa antecipação?
A antecipação de recebíveis funciona a partir de algumas maneiras: através dos bancos, factorings ESCs e FIDCs.
Quando é feita pelo Banco, a instituição financeira escolhida realiza uma análise de crédito da empresa que está recebendo é do recurso que foi pago, seja ele em cheque ou duplicatas que queiram antecipar.
Essa operação acaba sendo um pouco mais burocrática, além de haver uma taxa administrativa sobre a operação e a incidência de IOF.
A antecipação de recebíveis através dos Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs) acontece quando a empresa que irá receber procura por uma securitizadora para transformar os débitos em Direitos Creditórios.
Esse tipo de operação é isenta de IOF e as taxas dos FIDCs são mais competitivas.
A antecipação feita pelas empresas de factoring é realizada a partir da compra de duplicata, nota promissória ou cheque feito pela própria empresa de factoring, descontando um valor total dessa compra.
Essa empresa passa a ser credora do débito e a empresa que deseja fazer a antecipação de recebíveis recebe o valor de forma imediata. Essas operações são menos burocráticas e é ideal para quem deseja soluções simples.
Maiores vantagens da antecipação de recebíveis
Taxas reduzidas
Quando comparamos a antecipação de recebíveis com outros tipos de operações financeiras, como o financiamento, por exemplo, vemos que as taxas são reduzidas.
Isso acontece porque a empresa não está pedindo nenhum valor de crédito emprestado, como no cheque especial ou empréstimos, mas sim antecipando um recurso próprio que seria recebido em sua conta no futuro.
Isso faz com que a antecipação de recebíveis seja uma operação mais barata, diminuindo as chances do negócio em questão ter problemas com dívidas.
Liquidez para a empresa
A antecipação de recebíveis também gera uma liquidez maior para que a empresa consiga manter todas as suas contas pagas em dia. Quando a antecipação é feita, a empresa consegue regularizar seu caixa e aumentar o capital de giro, por exemplo, fazendo com que o balanço positivo seja maior.
Os riscos são menores
Um problema comum na maioria das empresas é a inadimplência. Quando acontece a antecipação de recebíveis, esse risco é diminuído, fazendo com que a empresa consiga honrar com todos os compromissos financeiros que possui, gerando um fluxo positivo de caixa.
As finanças da empresa ficam mais estruturadas
A antecipação dos recebíveis faz com que a empresa consiga financiar todas as operações necessárias utilizando os seus próprios recursos.
Com o tempo da antecipação reduzido, as finanças ficam mais estruturadas, deixando o lado financeiro mais forte. Com isso, a empresa consegue financiar o que precisa com seu próprio dinheiro e dessa forma expandir seu negócio.
Crescimento financeiro
Quando a antecipação de recebíveis é uma ferramenta utilizada pela empresa, isso faz com que ela consiga crescer financeiramente. Isso acontece porque a liquidez é maior, fazendo com que a empresa tenha recursos suficientes para aproveitar novas oportunidades de crescimento, como a compra de materiais e equipamentos, por exemplo.
Além disso, com o valor em mãos, é possível negociar suas compras com mais facilidade, conseguindo descontos com fornecedores e condições especiais nas operações.
Taxas das operações
A antecipação dos recebíveis possui um valor de taxa que é cobrada à empresa. Esse valor vai depender da instituição financeira escolhida e da forma de antecipação.
É importante sempre analisar com antecedência sobre a possibilidade de outras taxas, como impostos ou taxas por questões administrativas. Algumas instituições financeiras cobram apenas a taxa a ser descontada, a taxa de IOF, de transação e a tarifa de antecipação
A antecipação de recebíveis é uma operação que permite que a empresa consiga pagar por todas as operações feitas usando o próprio capital que gera a partir das vendas realizadas.
Dessa forma, é possível fazer com que o seu negócio cresça a partir dos próprios recursos, para financiar todas as necessidades da empresa, bem como o seu desenvolvimento atual, impulsionando os resultados positivos do negócio.
E então, tirou suas dúvidas sobre como funciona a antecipação de recebíveis?
O importante é buscar uma instituição que conceda boas condições para a negociação da antecipação dos recebíveis. Oferecer isenção de imposto sobre operações financeiras (IOF), ter taxas competitivas e efetuar a liberação de valores sem burocracia são vantagens oferecidas pelo Grupo Sifra, que há 29 anos fornece soluções em crédito.
Se quiser saber mais detalhes sobre essa operação, entre em contato com o Grupo Sifra.